O blog desenvolvido pelo 3º ano do ensino médio visa o trabalho em equipe, a pesquisa e a escrita compartilhada. Mas o blog tem vários enfoques como: Levar o conhecimento aos internautas de uma forma moderna, fazer com que eles se interessem pelo conteúdo de uma forma descontraída para que não fique maçante e outros pontos positivos.
E também para um melhoramento continuo sempre estamos abertos à opiniões, elogios e também as críticas que são muito bem-vindas.
segunda-feira, 10 de junho de 2013
domingo, 2 de junho de 2013
A primeira fase do Modernismo
O movimento modernista no Brasil contou com duas fases: a primeira foi de 1922 a 1930 e a segunda de 1930 a 1945. A primeira fase caracterizou-se pelas tentativas de solidificação do movimento renovador e pela divulgação de obras e ideias modernistas.
Apesar da diversidade de concorrentes e ideias, pode-se dizer que, de modo geral, os escritores de maior destaque dessa fase defendiam a reconstrução da cultura brasileira sobre bases nacionais, a promoção de uma revisão critica de nosso passado histórico e de nossas tradições culturais, a eliminação definitiva do nosso complexo de colonizados, apegados a valores estrangeiros. Eram, portanto, defensores de uma visão nacionalista, porém crítica,da realidade brasileira.Mário de Andrade, na conferência que fez em 1942 sobre a Semana de Arte Moderna, assim se referiu a esse período: "E vivemos uns oito anos, até perto de 1930, na maior orgia intelectual que a história artística do país registra".
Várias obras, grupos, movimentos, revistas e manifestos ganharam o cenário intelectual brasileiro, numa investigação profunda e por vezes radical de novos conteúdos e de novas formas de expressão.
Entre os fatos mais importantes, destacam-se a publicação da revista Klaxon, lançada para dar continuidade ao processo de divulgação das ideias modernistas, e o lançamento de quatro movimentos culturais: o Pau-Brasil, o Verde-Amarelismo, a Antropofagia e Anta.
Assinar:
Postagens (Atom)